Saúde e esporte

Doenças fatais que podem ser prevenidas no dia a dia

Cuidar da saúde é a coisa mais importante para que possamos ter uma boa longevidade de vida, não é verdade? Dessa forma, cuidar do nosso físico e do nosso interior deve estar em primeiro lugar na nossa vida, antes de qualquer outra coisa. 

Além disso, quando mantemos uma boa qualidade de vida, podemos evitar várias doenças graves que podem até mesmo ser fatais quando não cuidadas e evitadas, como o diabetes, câncer, colesterol alto, hipertensão, osteoporose, doenças cardiovasculares e muitas outras. 

Sendo assim, é muito importante que você saiba que muitas dessas doenças citadas acima, podem ser evitadas no dia a dia. Com remédios? Não, com boa alimentação, muita hidratação e exercícios físicos. 

Pensando nisso, nós da samoc,iremos, neste artigo, falar mais sobre coisas simples que você pode fazer no dia a dia para prevenir todas as doenças citadas acima e muitas outras que podem ser causadas por uma má alimentação e hábitos de vida não saudáveis. 

Cuide da limpeza da casa e da higiene pessoal

Manter uma casa limpa é imprescindível para manter uma boa saúde, pois ambientes limpos, desinfetados e higienizados, evitam a aglomeração, e a possível proliferação, de fungos e bactérias que podem causar doenças graves. 

Além disso, cuidar da sua higiene pessoal também é muito importante, portanto, esteja sempre lavando as mãos, evite levar as mãos aos olhos, boca e nariz e esteja sempre com roupas limpas e cheirosas.

Tudo isso evita várias doenças que podem ser fatais quando não são bem cuidadas como gripe, hepatite, problemas intestinais, micoses e muitas outras. 

Cuide da alimentação

Se alimentar bem é um dos ítens mais importantes deste artigo, pois comer alimentos saudáveis, além de ajudar a evitar problemas como obesidade, desnutrição, diabetes e colesterol alto, também ajuda a prevenir algumas doenças. 

Além disso, comer alimentos saudáveis que fornecem ao nosso corpo nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso organismo, também ajuda a manter todo o equilíbrio e bom funcionamento dos nossos órgãos. 

Pensando nisso, abaixo tem uma pequena lista de alguns alimentos saudáveis e dos benefícios que eles trazem para a nossa saúde:

  • Algas: são ricas em antioxidantes e em iodo e atuam na prevenção do câncer;
  • Alho: é rico em alicina e ajuda a melhorar e regular a pressão arterial;
  • Aveia: excelente fonte de fibras e tem alto teor energético;
  • Azeite de oliva extra virgem: previne doenças cardíacas e reduz o risco de diabetes;
  • Batata doce: muito rica em antioxidantes e fibras, auxilia na prevenção do câncer;
  • Cacau: é rico em fitoquímicos e auxilia na saúde cardiovascular e no controle dos níveis de colesterol;
  • Feijão: além de ser rico em ferro, auxilia na redução de câncer de cólon;
  • Oleaginosas: as oleaginosas são ricas em antioxidantes e ajudam a reduzir o colesterol e triglicérides;
  • Vinho tinto: uma taça de vinho tinto por dia ajuda a reduzir as chances de doenças cardíacas.

E claro, lembre-se sempre de beber muita água para manter o corpo o mais hidratado possível!

Faça exercícios regularmente

Eu sei que com a correria do dia a dia não é muito fácil manter uma alimentação muito saudável e uma rotina de exercícios, mas fazer exercícios pelo menos três vezes na semana, com certeza faz muita diferença para a saúde.

Além de ajudar a manter uma boa forma física, fazer exercícios pode relaxar a nossa mente quando estamos estressados ou ansiosos, ou seja, ajuda a cuidar da saúde física e da mental, que, quando não está bem cuidada, reflete em nosso corpo como problemas físicos. 

Além do mais, a prática regular de exercícios físicos pode ajudar a prevenir problemas de saúde como obesidade, hipertensão, osteoporose, diabetes e muitos outros problemas que são acarretados por conta da má alimentação e falta de exercícios físicos. 

Conclusão

Como prometido no início deste artigo, hoje você obteve informações de ouro sobre hábitos simples que você deve aderir ao seu dia a dia para evitar que algumas doenças fatais atinjam a você e a sua família. 

Afinal, quando se trata de cuidados com a nossa saúde e com a saúde de quem amamos, não podemos medir esforços, não é mesmo? Sendo assim, comece agora mesmo a colocar em prática tudo que você aprendeu neste artigo!

Leave a Reply

Your email address will not be published.