Saúde e esporte

É seguro deixar um dependente químico numa clínica de reabilitação?

Quem tem um dependente químico na família, sabe a dor e sofrimento que as drogas causam, não somente no usuário, mas em toda a família.

Um vício que se não tratado, não possui fim ou infelizmente a pessoa, pelo uso contínuo acaba se definhando e vindo a óbito. Uma realidade triste demais para se enfrentar sozinho.

Quando a pessoa entra para esse mundo, não imagina que se tornará um dependente daquela droga. Ele acredita que será temporário e que, quando quiser, poderá parar. Mas não é isso o que realmente acontece.

O uso esporádico começa a virar constante, apresenta-se outras drogas mais fortes e a pessoa acaba não encontrando mais o caminho de volta.

Essa realidade, infelizmente, assola muitas famílias no Brasil e no mundo. Mas o que fazer diante dessa situação?  É seguro deixar um dependente químico numa clínica de reabilitação? Realmente, traz resultados deixar o dependente internado?

Essas perguntas são frequentes quando temos alguém por perto que está nessa situação tão vulnerável de dependência química.

Se você está passando por essa situação e possui essas dúvidas, não deixe de conferir esse artigo até o final e faça a escolha correta para ajudar quem precisa.

Conhece um dependente químico? Descubra em que você pode ajudar

Se você possui algum familiar nessa situação, algum colega ou mesmo, se encontra na vulnerabilidade da dependência química, saiba que você pode sair dessa situação ou ajudar alguém a sair.

Um dependente químico é uma pessoa viciada em drogas ou álcool, fazendo com que esse constante uso acabe gerando transtornos para ela mesma. Ou porque não possui mais dinheiro para comprar a droga e usar e aí então, muitas vezes parte para o mundo do crime, ou porque o vício é tão grande, que compromete sua saúde violentamente.

É certo que a droga ou álcool vai gerar algum problema de saúde, mas por vezes, acaba sendo lento o processo, a depender da droga usada.

A fim de evitar maiores transtornos, o melhor é partir para um tratamento.

Há clínicas especializadas e grupos anônimos que contribuem com esse processo.

Com a ajuda de profissionais, capacitados e treinados para lidar com essa realidade, a pessoa vai deixando de usar, até chegar um momento em que não sentirá mais a falta dessa droga.

Mas se você está pensando “será que devo colocar mesmo um familiar numa clínica?” saiba que a resposta é sim. Você deve procurar ajuda.

É seguro deixar um dependente químico numa clínica de reabilitação?

Essa dúvida é recorrente, embora você acredite que não, muitas vezes possuem receio de deixar familiares e amigos em clínicas.

A clínica de reabilitação é um local seguro e capacitado para isso.

Em sua grande maioria, as clínicas são estabelecidas em locais amplos, com ventilação, áreas verdes, onde o usuário consiga sentir próximo a natureza, uma realidade diferente daquela que ele tem experimentado ultimamente, com o uso da droga.

Com profissionais qualificados, a clínica de reabilitação oferece uma estrutura completa para tratamento do usuário. Com médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e atendentes, o agora paciente pode contar com uma alimentação equilibrada, com ajuda de psicólogos que estarão prontos e aptos a ouvirem e auxiliarem diante uma determinada situação.

Médicos e enfermeiros que cuidarão de medicar e orientar esse paciente quando em estado de abstinência.

Portanto, um lugar mais seguro, especializado para melhor atender.

Um exemplo de clínica de reabilitação, é a Clínica Viver Sem Droga, especializada em resgatar vidas, está no mercado desde 2012, onde promove internações voluntárias e involuntárias, proporcionando aos seus pacientes um tratamento eficaz, com retorno às suas atividades e convívio social.

A internação traz resultados?

O que podemos dizer é que vale a pena investir em um tratamento de qualidade. Com equipes prontas para resgatar vidas, o que se espera é que o paciente consiga aderir ao tratamento e saia da clínica recuperado. A fim de voltar às suas rotinas de trabalho e estudo, além da convivência social e familiar.

Infelizmente, há casos em que isso não ocorre. Mas, considero que todos possam investir em um tratamento assim, para que pelo menos, o usuário tenha a chance de sair dessa vida vulnerável.

Conclusão

A resposta para a pergunta “É seguro deixar um dependente químico numa clínica de reabilitação?” é totalmente sim. Uma vez que sair do vício é muito difícil quando se está sozinho.

A internação resolve em 90% dos casos, por isso, todo o esforço é válido para tirar o dependente químico do mundo do vício.

Enfim, a dependência causa muita tristeza e sofrimento e o primeiro passo é o desejo do usuário em se livrar desse mal.

Leave a Reply

Your email address will not be published.