Diversos

Qual é o melhor veículo para trabalhar com fretes?

Responda rapidamente: qual é o melhor veículo para trabalhar com fretes? Pode ser que você tenha citado um modelo e uma marca específicos, mas saiba que, se for o caso, você está errado. Isso porque a resposta certa depende de muitos fatores diferentes. Afinal, trabalhar com um delivery de hambúrguer no Rappi é uma coisa, enquanto trabalhar com o frete de móveis ou de toneladas de soja, minério de ferro ou tomates é outra.

Por isso, se você quer trabalhar com frete ou abrir uma empresa que trabalhe com isso, precisa entender as particularidades para escolher um bom veículo para trabalhar com esse tipo de serviço. Alguns modelos são excelentes para fretes urbanos, enquanto outros são ótimos para fretes rurais. Alguns lidam bem com produtos que dependem de qualidade térmica, outros não.

Seja como for, com o aumento de pedidos feitos em delivery ou no e-commerce brasileiro, o que não faltará é oportunidade de frete em 2020 e 2021. No entanto, é preciso ter o equipamento certo para lidar com isso

Quer saber qual é o melhor veículo para trabalhar com fretes no seu caso? Então siga a leitura abaixo!

Qual é o melhor veículo para trabalhar com fretes?

Não existe um “melhor veículo para trabalhar com frete”. Como vimos, vai depender de cada contexto. Veja a seguir como escolher o modelo mais adequado para você!

Tipo de frete

O primeiro ponto a considerar é o tipo de frete que você fará. Se ele for curto, você precisará de um automóvel mais ágil e com menos espaço. Se ele for longo, precisará de um veículo mais robusto e que tenha mais espaço interno para você.

Por exemplo, um frete urbano (como levar um produto que o cliente comprou no Mercado Livre para a casa dele) exige um carro simples, com algum espaço de porta-malas. Nesse caso, uma picape pode ser uma boa opção para poder lidar com produtos de grande volume, mas mesmo um SUV ou um hatch/sedã de grande porta-malas dá conta do serviço.

Já se o frete for rural, como levar sacas de alguma colheita para um centro de distribuição, aí você precisa de um caminhão, no mínimo.

Tipo de produto

O tipo de produto que você pretende levar é relevante para a escolha do carro. Se estamos falando de comida pronta, então a moto é a melhor opção. Ela é mais ágil, tem a caixa térmica e permite que a entrega seja feita com velocidade e qualidade.

Se o produto for de médio porte (encomendas gerais de e-commerce), então um carro básico é a melhor opção. Nesse sentido, quanto maior o porta-malas, melhor. Afinal, isso permite mais produtos serem entregues. Por fim, produtos de grande porte exigem carros maiores, como picapes.

Consumo

Um ponto relevante a considerar é o consumo do carro. Como você estará rodando frequentemente, precisará economizar o máximo possível nos gastos com combustível para não encarecer o frete ou cortar sua margem de lucros.

Nesse sentido, uma picape como uma Mitsubishi L200 Triton (que consome 13,1 km/l de gasolina na estrada) é mais relevante do que uma Toyota Hilux, que faz 10,5 km/l de gasolina.

O mesmo vale para motos, hatches, sedãs, SUVs, caminhões e qualquer outro tipo de automóvel considerado para o frete.

Facilidade de compra

Por fim, o último fator a considerar é a facilidade de compra. Isso inclui o preço, condições de financiamento e opções no mercado. Aquele automóvel que suprir bem a sua demanda, tiver melhor consumo e facilidade de compras é o mais adequado.

Pronto! Agora você já sabe qual é o melhor veículo para trabalhar com fretes, pelo menos no seu contexto pessoal, poderá organizar seu empreendimento pessoal da maneira mais adequada para você. Escolha o carro correto com base no que você precisa carregar, no tamanho da jornada, no consumo de combustível e na facilidade de compra. Assim, você poderá adquirir o veículo mais adequado.

E aí, qual é o melhor veículo para trabalhar com fretes no seu caso? Conte para gente nos comentários abaixo!

Leave a Reply

Your email address will not be published.