Diversos

A língua francesa e sua presença no globo

A língua francesa não é apenas uma das mais bonitas e elegantes do planeta, mas também uma das mais faladas no mundo todo. Ela está presente em inúmeros países e vai muito além da França.

Sua grande presença no mundo deve ser vista com atenção, pois influencia tanto na questão do lazer e viagens quanto para os negócios e questões do mundo corporativo.

O francês, afinal, está presente em todos os continentes e hoje é a quinta língua mais falada no mundo. Para conhecer mais sobre a sua distribuição pelo globo continue lendo e confira tudo sobre a presença desse idioma no planeta!

Língua francesa: Veja curiosidades sobre sua presença no mundo todo

Embora muitas pessoas remetam o francês exclusivamente à França, isso não é uma verdade! Afinal, ele está presente nas Américas, em outros lugares da Europa, na África e na Oceania.

Essa sua presença massiva pelo mundo deve agir como mais um incentivo para quem está procurando um curso de francês em São Paulo ou outro lugar do Brasil. Afinal, essa informação demonstra que o estudo da língua francesa pode ser utilizado em diversos locais.

Assim, seja para fins de viagens particulares ou para quem deseja morar fora do país e até mesmo atuar no mercado estrangeiro estudar o idioma francês é sinônimo de preparo para o mundo moderno e para a popularização dessa língua!

  1. Nas Américas

O Canadá é um dos países mais conhecidos quando o assunto é nações que usam a língua francesa. Ele é falado na província do Quebec. Aliás, considera-se que o idioma falado nessa região seja mais arcaico, o que é uma herança dos tempos de colonização francesa.

Além disso, na América Central também existem diversos países que se valem da língua, como Martinica, Guadalupe, São Bartolomeu e São Martinho. Impossível deixar de falar do Haiti, igualmente, bem como da Guiana Francesa.

Ou seja, é possível praticar o seu francês advindo da sua dedicação ao curso de francês sem ir muito longe do Brasil!

  1. Na África

Além disso, o idioma está presente também na África. Isso se deve aos colonialismos e conquistas de outras nações pela França. 

Aqui existe uma questão especialmente curiosa relacionada ao fato de que os países usam esse idioma como língua secundária, utilizada na escolarização e administração, bem como formalização de coisas. Entretanto, a língua-mãe corresponde aos dialetos dos diferentes grupos.

Dentre os países que falam a língua francesa nesse continente estão Senegal, Costa do Marfim, Guiné, Mali, Níger e outros.

Outro ponto de destaque é que existem diversos dialetos franceses utilizados, sendo que os sotaques são igualmente inúmeros. O francês africano é marcado pela sua fala mais cantada do que nas demais regiões do globo.

  1. Língua francesa na Europa

É claro que não poderíamos deixar de citar a presença do idioma francês na Europa. Contudo, quando nos referimos a ele nesse continente não estamos nos limitando, novamente, à França.

Afinal, existem várias outras nações que usam o francês na Europa. Algumas o utilizam como idioma principal, enquanto outras o têm como língua secundária. Dessa maneira, se o seu sonho é viajar pela Europa, saiba que seu estudo de francês pode ser muito bem recompensado.

Dentre os países que adotam a língua francesa na Europa estão Mônaco, Bélgica, Luxemburgo e a região vale d’Aosta. Aliás, assim como acontece com o português, cada um desses países possui costumes próprios referentes ao idioma, bem como diversos sotaques difusos.

Nesse caso, tem-se que dentro da própria França os sotaques variam enormemente. Por isso, espere encontrar pelas suas andanças pelo mundo diversas formas de falar esse idioma tão bonito.

Não deixe de começar agora mesmo seu curso de francês para se somar aos outros 300 milhões de praticantes do idioma que estão espalhados por todo o planeta.

Leave a Reply

Your email address will not be published.