Passe Livre



Você sabia que pessoas com deficiência física, auditiva, mental ou visual, possui o direito de receber o beneficio do "Passe Livre"?
Existe esse nosso direito sim, mas veja as "regras":

Quais viagens podem ser realizadas com a carteirinha do "Passe Livre"?
Com esse "Passe" podemos viajar de graça para o país todo, usando ônibus, trem ou barco.
Porém são realizadas apenas viagens interestadual (onde você pode viajar de graça de um estado para outro), e também viagens interestadual semi-urbano.
O Passe Livre do Governo Federal não vale para o transporte urbano ou intermunicipal dentro do mesmo estado, nem para viagens em ônibus executivo e leito.

Também não vale para acompanhantes, e sim apenas pra a pessoa com deficiência.
É bom entrar em contato com a componia que você deseja viajar 3h antes, levando a carteirinha do Passe e a sua carteira de identidade para ver se tem vaga ou não naquela viagem que você deseja.

Qual a renda familiar per capita que uma pessoa com deficiência precisa ter para ganhar este beneficio?
A renda que precisamos ter é de menos ou igual a 01 salário mínimo, por pessoa que mora com você.
Vou explicar melhor, você pega o valor da renda de todos os membros de sua família que mora com você, soma tudo e logo divide pelo número de pessoas que moram com você (mesmo os que não recebem renda alguma).
Se valor der menos ou igual a um sálario mínimo, corra atras pois você tem esse direito!

Como conseguir uma carteirinha de "Passe Livre"?
Para conseguir a carteirinha você precisa imprimir 2 folhas onde tem preguntas para preencher.
Um documento é o Requerimento do passe Livre, onde você escreve seus dados (nome, identidade, endereço...)
O outro documento é o Atestado médico, que você precisa dar para 2 médicos assinarem pra você. A assinatura deles é importante, sendo que 1 dos médicos precisa ser especialista na areá da deficiência.

Depois de ter preenchido e assinado esses papeis, você precisa enviar por carta para o Ministério dos Transportes junto com uma cópia de um documento de identificação (pode ser certidão de nascimento; ou certidão de casamento; ou certidão de reservista; ou carteira de identidade; ou carteira de trabalho ou previdência social; ou também título de eleitor).
Feito isso, mande por carta para o seguinte endereço: Caixa Postal 9800, Brasília-DF, CEP 70001-970.

Se você quiser essas duas folhas para preencher e fazer o pedido do Passe Livre, me mande um e-mail dizendo que você viu a matéria, que logo te envio e lhe ajudo a preencher, caso não tenha entendido.
Nosso e-mail é: cantinhodoscadeirantes@hotmail.com

Tecnologia do Blogger.